sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Tocar e cantar músicas folclóricas.


Logo

FigTopCabCat0
 

Como conhecer e aprender mais
sobre a Música, a Teoria Musical, etc.

FigBSep1
 





FigBSep1




Músicas Folclóricas para tocar e cantar.



              Música e folclore.

       A cultura musical nacional e o nosso rico folclore são relevantes na cultura nacional como um todo, nesse sentido, o objetivo principal do trabalho, em essência, é fazer com que o leitor, sinta, conheça ou relembre e se envolva com o folclore musical brasileiro.

       O trabalho "Músicas Folclóricas para tocar e cantar" é subdividido em uma parte teórica e outra prática, que podem ser vistas e entendidas como independentes e melhor ainda também como complementares.

       Neste contexto, apresenta-se inicialmente uma parte teórica, com o intuito de fornecer um instrumental necessário e básico, um aprendizado musical, visando facilitar os exercícios da parte prática, onde se espera recuperar e enfatizar um pouco do nosso rico e belo folclore no que tange as peças musicais.

       Em resumo:

Músicas folclóricas- Resumo

       Em sua segunda parte, são apresentadas as letras, os acordes e as partituras, todos em sua forma mais simplificada possível, de algumas peças já consagradas popularmente.

       Pretende-se desta forma, atender tanto aos que conhecem um pouco de música e podem ler partituras, quanto aos que conhecem os principais e mais fáceis acordes musicais ou ainda aos que apenas querem lembrar e cantar as músicas apresentadas.




       Em síntese, na parte teórica inicial, as informações de teoria musical tem a intenção de facilitar e subsidiar o leitor nas partes subsequentes do trabalho, mais prática.

       Naturalmente que com as músicas escolhidas, não se pretende esgotar o assunto, dada a riqueza de nossa cultura folclórica de grande variabilidade regional.


       Procurou-se fazer uma seleção incluindo-se apenas e inicialmente as mais conhecidas peças folclóricas de nosso País.

       Foram incluídas peças infantis tais como conhecidas cantigas de roda, canções de ninar e outras não menos importantes.

       Deve-se apontar que algumas destas peças sofrem grandes variações quanto ao modo de interpretação e canto. Músicas populares apresentam, não raras vezes, um palavreado próprio e diferenciado em cada região, ou mesmo em alguns casos, chegam a apresentar-se com grandes trechos e partes significativas diferenciadas segundo as fontes de informação ou ainda as regiões do País.



       Em consequência, quando com mais de uma opção para uma mesma peça, procurou-se apresentá-la em sua forma mais simples e conhecida, segundo a maioria das informações recebidas.




FigTop0

Mais informações, índices, etc..
visite também os sites a seguir:






FigTop0


 Site da Amazon =>



Clique na figura ao lado
ou link abaixo
e assista ao vídeo
com mais informações.


https://youtu.be/o6D9HyZXIx4






Logo        
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário